Combatendo acidentes com proteções de polias – conforme NR-12

Ter a cerâmica adequada e que atenda as normas de segurança e que preze pela segurança e bem-estar dos funcionários é responsabilidade do empresário.

A Natreb está atenta às normativas estabelecidas pelos órgãos competentes, todos os seus equipamentos saem de fábrica com os aparatos de segurança necessários.

A norma regulamentadora que orienta sobre as proteções mecânicas é a da NR-12, e nela está previsto que todas as partes em movimento de um equipamento e potenciais causadores de acidentes devem estar protegidos e/ou inacessíveis.

O anexo I da NR12 estabelece distâncias de segurança e requisitos para as máquinas, que devem ser observados caso a caso para ficar de acordo com as disposições contidas nos anexos da norma, e estas distâncias passam a ser respeitadas a partir de proteções mecânicas.

As proteções de polias das máquinas Natreb por exemplo, tem telas de metal com furos de 12mm impedindo a passagem de um dedo. E todo o contorno das polias e correias fica bem protegido para evitar acidentes. E para facilitar a manutenção, estas proteções são de fácil desmontagem.

É muito importante que o ceramista mantenha estas proteções instaladas.

 

Prevenção ainda é a forma mais eficiente e econômica de combater os acidentes.