Princípios de Funcionamento de Diferentes Tipos de Extrusoras

Neste artigo vamos conhecer em mais detalhes os processos de fabricação de materiais cerâmicos e em especial falaremos sobre as marombas á vácuo / Extrusoras para a indústria cerâmica.

Processos de Formação de Peças Cerâmicas

Existem alguns processos para dar forma às peças cerâmicas e a escolha do método mais adequado depende de uma variedade de fatores. Conheça abaixo cada um dos métodos.

Colagem ou Fundição

Neste método de formação de peças cerâmicas utiliza-se uma forma de gesso como molde para dar às peças o formato desejado.

O procedimento consiste em colocar a matéria prima, neste caso a argila, dentro da forma de gesso e aguardar até que o gesso absorva a água presente no material. Ao final do processo de absorção de água teremos como resultado final uma peça cerâmica com formato igual ao da forma de gesso utilizada.

 

Prensagem

No processo de Prensagem é preciso que a matéria prima utilizada possui baixo teor de umidade.

Neste processo a argila será depositada em um molde que pode ser de borracha ou outros polímeros e que será em seguida fechado e submetido a aplicação de uma alta pressão.

Após o alívio da pressão a peça em argila poderá ser retirada do molde e será possível observar que semelhantemente ao processo anterior, a peça adquiriu o formato do molde utilizado.

 

Extrusão

Sem dúvidas este é o processo (mais moderno) mais produtivo e portanto mais utilizado na indústria cerâmica. Aqui a massa argilosa é colocada em um equipamento conhecido como extrusora ou maromba, onde sobre compactação, sendo forçada através de um eixo helicoidal ou pistão em direção a um bocal de saída com formato pré-determinado.

Ao final temos uma peça contínua no formato desejado, sendo necessário em seguida apenas realizar os cortes no tamanho desejado e normatizado para que tenhamos ao final do processo os tijolos ou outros produtos cerâmicos para encaminhamento aos processos de secagem e queima.

A moldagem de produtos cerâmicos com a utilização de extrusoras acelera o processo de produção e garante ainda alta qualidade e padronização do produto final.

 

Tipos de Extrusoras:

Maromba a Vácuo com sistema de Grelhas

Equipamento com dois eixos calcadores que forçam a passagem da argila através de uma grelha para alcançar o sem fim (caracol) que por extrusão força a conformação da argila pelo molde. Entre a grelha e a extrusão ocorre a desareação da massa através de bomba de vácuo.

Este tipo de extrusora tem a vantagem de ter menor consumo de energia, menor custo de consumíveis e facilidade de manutenção. Para fabricação de blocos de vedação este tipo de extrusora pode ser a máquina ideal na maioria dos casos.

As Maromba a Vácuo Natreb são dimensionadas e produzidos para suportar esforços com argila de baixa umidade e garantir a uniformidade do fluxo de extrusão consumindo o mínimo possível de potência.  Normalmente acionada por um motor elétrico.

 

Agregado a Vácuo

Como sugere o próprio nome, esta máquina agrega uma Extrusora  e um Misturador sobre a mesma. Entre a Maromba e o Misturador acontece uma pré-extrusão da argila para uma câmara de vácuo onde atua a bomba de vácuo fazendo a desareação da massa. Por possuir misturador, pré-extrusão e ampla câmara de vácuo este modelo de máquina proporciona mais qualidade ao produto final. Acionada normalmente por dois motores e redutores independentes.

 

Monobloco à Vácuo

Possui Misturador e Extrusora como o Agregado a Vácuo. Também tem ampla câmara de vácuo e se destaca pelo reduzido número de peças que compõem sua estrutura já que tem um só redutor e um só motor para acionar todo o sistema. Garante excelente desareação da peça cerâmica e normalmente utiliza para fabricação de blocos estruturais, peças especiais, pastões para telhas e blocos de vedação.


A Natreb em 2018 alcançou o número de 1.000 extrusoras produzidas, em todos os tipos e de diversos tamanhos.  A experiência de 45 anos fabricando estas máquinas permitiu desenvolver diversas configurações de extrusão de acordo com as características de infinitas variedades de argilas e compostos extrudados para conformação de variados tipos de peças cerâmicas.  Atualmente a Natreb conta com 10 modelos de extrusoras para atender a diversas capacidades de fábricas de cerâmicas e em alguns casos customiza a extrusora para casos especiais. Além da fabricação de cerâmica as extrusoras Natreb são utilizadas em fábricas de porcelanas, de briquetes de derivados de carvão, refratários, entre outros produtos.

 

Quer saber mais?  Solicite a ajuda de um especialista, clicando aqui.

 

Chegou a hora de modernizar o seu parque produtivo e garantir maior eficiência e melhores resultados.

Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento:

Telefone: 48 3434-8700

 

Já baixou nosso infográfico? Clique abaixo, é GRÁTIS: