Vantagens na utilização do tijolo cerâmico em sua obra

O tijolo cerâmico é um dos materiais mais utilizados pela construção civil. Sua composição é formada por argila e água, sendo portanto um material sustentável e que produz baixo impacto ao meio ambiente.

A versatilidade do tijolo cerâmico é realmente incrível, a sua utilização vai desde o seu uso como simples elemento de vedação e construção de paredes, até a alvenaria estrutural, podendo ainda ser utilizado em itens de decoração.

Neste artigo, você vai conhecer as vantagens da utilização do tijolo cerâmico em sua obra. Portanto, não deixe de acompanhar até o final!

 

Principais Vantagens do Tijolo Cerâmico na Construção Civil

Veja agora quais são as principais vantagens em optar por este material em sua obra.

 

Economia

O tijolo cerâmico é produzido através de um mineral abundante e encontrado facilmente na crosta terrestre a argila. Sendo assim, o seu custo de produção é menor se comparado aos seus concorrentes e portanto continua sendo uma ótima escolha na hora de construir.

Além da economia com aquisição de material, você também economiza com a mão de obra, pois o tijolo cerâmico é largamente conhecido e utilizado, não requerendo a contratação de mão de obra altamente especializada.

 

Excelente Isolamento Térmico

Tijolos cerâmicos possuem excelente capacidade de isolamento térmico, conferindo maior segurança em casos de incêndio, pois devido as suas características, ele não propaga as chamas.

Devido a essa característica, o tijolo também é considerado um bom material para contribuir com a climatização natural de ambientes.

 

O Tijolo Cerâmico é Sujeito a Certificação

O tijolo é um material comum em nosso dia a dia e muitas pessoas nem tomam conhecimento, mas a sua produção e comercialização requer autorização dos órgãos públicos que por sua vez exigem o cumprimento de normas e padrões de qualidade pré-estabelecido.

Os padrões e normas são estabelecidos por normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas,  pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia e pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

A normatização do tijolo é ainda monitorada pelo Programa de Qualidade dos Blocos Cerâmicos – PSQ e pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat PBQP-H, com a iniciativa da Associação Nacional da Indústria Cerâmica a Anicer.

 

Excelente Custo-Benefício

Como falamos anteriormente o tijolo cerâmico é produzido a partir de um material abundante na natureza, a argila e portanto o seu custo unitário é baixo. Desta forma o tijolo cerâmico é um excelente aliado na redução dos custos na construção civil.

 

Material Fácil de Encontrar

Devido a sua larga utilização e aceitação pelo mercado da construção civil, o tijolo cerâmico é facilmente encontrado e sempre estará disponível na loja de materiais de construção mais próxima de você!

Como podemos perceber, o tijolo cerâmico continua sendo um excelente material para construção de casas e edifícios em alvenaria.

O material possui a vantagem de aliar diversos benefícios como economia, praticidade e qualidade em um mesmo produto, garantindo assim a satisfação de que os utiliza.

Na hora de construir ou reformar, não tenha dúvidas, o tijolo cerâmico é a melhor opção!

 

 

Já baixou nosso infográfico? Clique abaixo, é GRÁTIS: